quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Tratamentos Naturais II

As Argilas - propriedades, tipos e aplicações


Composição da argila


A argila é composta por um conjunto de minerais como o cálcio, magnésio, sódio, potássio e oligoelementos como a silício, boro, alumínio, ferro, titânio, cobre, selénio, zinco, lítio, manganésio e níquel. As proporções destes elementos químicos variam conforme a origem da argila e são responsáveis pelas acções terapêuticas bem como pela sua coloração.

Em comum todas apresentam elevada percentagem de sílica e alumínio, o que explica as suas propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, antitérmicas e absorventes. A sua riqueza em electrões livres dota as argilas de características muito reactivas e energéticas.



Aplicação cosmética


Pelas suas vantagens terapêuticas, a argila passou a ser incluída em várias marcas cosméticas conceituadas. Quando usadas como ingrediente inorgânico cosmético são mais trituradas e sujeitas a processos de purificação para remoção de eventuais impurezas que possam conter. 


A actividade da argila começa quando esta é humedecida. Pode ser usada quente ou fria, consoante o efeito final desejado: actividade regeneradora ou calmante. 


São excelentes opções para máscaras faciais ou corporais em concentrações que podem atingir os 40%, constituindo uma boa solução para todos os tipos de peles, mesmo as mais sensíveis, ou com problemas como as peles acneicas, e serem usadas com sucesso em peles envelhecidas ou fotoenvelhecidas.


Quando adicionada como ingrediente cosmético numa máscara de rosto funciona simultaneamente como esfoliante e máscara. As máscaras de argila servem para limpar, nutrir e revitalizar a pele através da eliminação de toxinas, estimulação da microcirculação, e pelas suas características queratolíticas. Também podem acalmar e hidratar, tudo depende do tipo de argila e dos ingredientes que lhe são adicionados. Podem ainda entrar em fórmulas de cremes, champôs e loções.



Propriedades comuns das argilas



• Activadoras do metabolismo, devido às trocas energéticas entre os electrões livres.
• Anti-inflamatórias, por reduzirem edemas e inflamações.
• Antioxidantes, por anularem radicais livres.
• Purificadoras da pele e do organismo.



Tipos de argilas


A prevalência de um determinado elemento mineral na argila determina a sua coloração final e o tipo de indicação. A natureza oferece-nos diversas colorações de argilas:

  • Kaolin ou Argila Branca
  • Argila Rosa
  • Argila Vermelha
  • Argila Verde
  • Argila Cinza
  • Argila Preta 
 Nos próximos posts vamos analisar cada uma das argilas e as suas aplicações! Fique atento!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário