segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Shiatsu



O Shiatsu surgiu no Japão cujo sistema e filosofia a enquadram como uma terapia holística para tratamento da mente, corpo e espírito. 

O Shiatsu está relacionado com uma antiga terapia de massagem oriental chamado Anma. Esta terapia implica friccionar e comprimir o corpo para tratar distúrbios comuns. Evoluiu a par da Acupunctura e da Fitoterapia Chinesa, mas acabou por se fixar mais no Japão, por volta do séc. XVI. 

Pelo profundo bem-estar do corpo e mente que proporciona e como valioso instrumento terapêutico na prevenção da doença ou como auxiliar no rápido restabelecimento da saúde, o Shiatsu tem vindo a espalhar-se no Ocidente desde a II Guerra Mundial, onde obteve o estatuto da mais eficaz massagem terapêutica e de relaxamento. 

O Shiatsu é uma palavra japonesa que significa "pressão dos dedos", actua ao nível do sistema energético do corpo. O terapeuta de Shiatsu aplica pressão em pontos dos meridianos para estimular a Energia Vital. O tratamento envolve diferentes técnicas para aliviar a dor e libertar a energia bloqueada que provoca um problema particular. O Shiatsu alivia o stress, acalma o sistema nervoso e estimula o sistema circulatório e imunitário. 

Tal como a digitopressão, o Shiatsu é um tratamento semelhante à Acupunctura, em que são estimulados pontos de pressão no corpo, mas neste caso utilizam-se os dedos, as palmas das mãos, cotovelos, braços, joelhos e pés em vez de agulhas. 

É uma terapia alternativa muito utilizada em cuidados pré e pós cirúrgicos, bem como para alivio da dor em estados graves de doença ou de trauma. Tem vindo também a ser utilizada com benefícios reconhecidos ao nível das arritmias, enxaquecas e problemas digestivos.

A sua utilização deve ser cuidada e o terapeuta deve ser muito bem formado e experiente, conhecendo muito bem a anatomia e fiosologia humanas, bem como os pressupostos da terapia em termos de pontos de pressão, de forma a realizar uma massagem adequada às necessidades do seu cliente. Este tipo de massagens é muito exigente, pelo que o profissional deve ser qualificado e experiente.




Sem comentários:

Enviar um comentário