quinta-feira, 12 de junho de 2014

Drenagem Linfática Manual


O sistema linfático é um sistema paralelo ao circulatório, que é responsável pela eliminação de toxinas e por manter em forma o sistema imunitário.

É constituído por capilares, vasos, ductos e gânglios linfáticos e dele também fazem parte as amígdalas, o timo e o baço. O líquido que flui nos vasos linfáticos chama-se linfa e tem uma concentração idêntica ao plasma, excepto pela baixa concentração de proteínas.

O sistema linfático desempenha 3 funções principais:

1.Transporte de substâncias vitais para a corrente sanguínea, na sua maioria proteínas que escapam dos capilares com o líquido intersticial acumulado.

2. Protecção contra microrganismos patogénicos e outras substâncias invasoras de duas formas:

3. Absorção de lipidos.

A drenagem linfática manual, é uma técnica de massagem cujo objectivo é estimular o sistema linfático a trabalhar num ritmo mais acelerado, levando a linfa para os gânglios linfáticos. Por este processo são eliminados os excessos de líquidos e as toxinas. Os movimentos aplicados consistem em pressões leves, suaves, rítmicas e precisas, em forma circular e espiral sempre em direcção aos gânglios linfáticos. É muito importante diferenciar a drenagem linfática manual da massagem de estética que é realizada com óleos ou cremes e cujas pressões são muito fortes, tendo o seu principal efeito a nível circulatório e não linfático.

Ao estimular o fluxo da linfa, responsável por filtrar as impurezas do sangue, a massagem de drenagem linfática apresenta inúmeros benefícios para a saúde, uma vez que desintoxica o organismo, ajuda a eliminar lípidos, ativa a circulação sanguínea e o sistema imunitário funcionando, também, como analgésico e uma forte aliada no combate à celulite.

Este tratamento apresenta-se como uma técnica muito específica e requer que o profissional detenha conhecimentos profundos do sistema venolinfático e dos efeitos e contra-indicações da massagem de drenagem linfática.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário