segunda-feira, 23 de junho de 2014

Pele e dietética

A dieta base para potenciar a hidratação da pele a partir do interior do nosso organismo implica restringir o consumo de alguns alimentos, como o chocolate ou a maionese, diminuir a ingestão de açucares, moderar o consumo de sal e de comidas muito condimentadas; por outro lado, deve seguir-se uma dieta rica em fruta e vegetais, que são ricos em vitaminas A, C e E as quais ajudam a conservar a hidratação e elasticidade da pele, para além de vigiar os níveis de minerais como o zinco, o ferro ou o cálcio, cujo déficite pode acelerar a desidratação cutanea.

Emolientes à mesa


Peixes gordos

Salmão, atum, cavala ou arenque são muito ricos em ácidos gordos omega 3

Água com limão

É um dos melhores cocktails que podemos proporcionar à pele: além de hidratante, constitui um excelente desintoxicante para o organismo, já que o limão estimula o figado e a bexiga, e a água purifica eliminando toxinas.

Chás e infusões

frias ou quentes são excelentes hidratantes. As melhores opções: camomila, menta, poejo, verde...

Maçãs

Ricas em pectina, uma substância que acelera a eliminação de toxinas através do intestino, favorece o bem-estar da epiderme.

Tomate

É um excelente antioxidante, muito rico em água, Vitamina e C e uma longa lista de nutrientes, pelo que hidrata e protege a pele.

Alface

Muito rica em água e fibra, favorece a função digestiva, limpando os rins e é uma boa aliada do fígado.

Espinafres

Ricos cálcio e potássio, dois minerais implicados na manutenção do nível adequado de liquidos

Arroz integral

É rico vitamina B, que previne  envelhecimento da pele e também contribui com proteinas que ajudam a manter a estrutura e elasticidade da pele.


Sem comentários:

Enviar um comentário