quinta-feira, 9 de julho de 2015

Micropigmentação


A micropigmentação consiste na implantação de pigmentos e corantes a nível subepidérmico com uma duração de vários meses ou anos e a sua aplicação técnica implica que o profisisonal tenha conhecimentos profundas sobre diversas matérias de forma a garantir a qualidade do seu trabalho.



No desenvolvimento de uma atividade que tem consequências na saúde é imprescindível a frequência de formação que permita a qualificação profissional do indivíduo que aplica a micropigmentação.



Enquanto cliente de um serviço desta natureza deve ter exigências relativamente ao serviço a desenvolver, nomeadamente:



-        Atenção ao local onde vai realizar o serviço:

o    As áreas de trabalho estão bem definidas? Há um gabinete só para o meu serviço ou vou ter de partilhar com outros clientes?

o    Está bem limpo, organizado e desinfetado?

-        Atenção ao profissional que vai realizar o serviço:

o    Tem formação específica para o realizar?

o    Está devidamente limpo, fardado e equipado?

o    Preocupou-se em conhecer a minha história clínica, saber o que eu quero e explicar-me o procedimento, cuidados anteriores e posteriores?

-        Atenção aos materiais e utensílios:

o    Estão devidamente organizados?

o    Estão em envólucros fechados?

o    Consigo perceber que os materiais são de utilização única, não foram usados em ninguém antes e no final serão descartados?



A resposta a algumas questões que deve ter anteriores à decisão de fazer uma micropigmentação.



Quanto tempo demora aplicar uma micropigmentação?

Depende do local a pigmentar, contudo, deve ter em consideração que o tempo do serviço não corresponde exclusivamente à aplicação do pigmento, existe um protocolo a seguir e que passa pelo estudo da forma, a escolha da cor e a realização do trabalho.



Como envelhece a micropigmentação?

Com a passagem dos meses as cores vão-se atenuando, passadas cerca de 3 semanas após a realização do trabalho é necessário realizar o primeiro retoque. Depois disso, para conservar as linhas perfeitas e com uma intensidade de cor satisfatória aconselha-se um retoque anual. Não o realizando perdem-se todos os traços passados 3 e 5 anos.



É dolorosa?

Não é possível dizer que é indolor, mas é preferível falar de sensação desagradável das picotadas mais ou menos acentuadas. Estas sensações desaparecem finalizado o trabalho.



Existem riscos para a saúde?

Se padece de alguma doença, para esclarecer qualquer dúvida deverá aconselhar-se com o seu médico sobre a realização da micropigmentação. Se está plenamente saudável, os riscos são mínimos sempre que o profissional e o cliente atuem de acordo com as regras protocolares inerentes ao serviço, entre elas: realizar uma prova de sensibilidade antes do serviço, tomados todos os cuidados de prevenção de infeções, cumprir todos os cuidados anteriores e posteriores à realização do serviço.



Existe o risco da insatisfação?

Não. O trabalho não é iniciado até o cliente o aprovar e isso apenas se realiza após um estudo aprofundado da morfologia do rosto e do profissional efetuar o desenho do traço no cliente, que o pode ver antes de ser definitivo. Só depois da aprovação se começa a aplicar a micropigmentação.



Quando desaparecem os efeitos secundários da aplicação?

Finalizada a micropigmentação podem aparecer pequenas lesões superficiais. As peles mais frágeis podem apresentar um vermelhão e um ligeiro inchaço que pode persistir durante 24 horas.

No que diz respeito à cor, ocorre uma perda de intensidade após os primeiros 4 dias.



Quando se podem avaliar os resultados?

O resultado final só é visível passados oito dias e os definitivos são apreciáveis após três semanas. Uma vez estabilizada a cor pode-se aplicar um retoque se for necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário