sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cabeleiro Unissexo

Alterações do Cabelo e do Couro Cabeludo

 
O profissional de cabeleireiro deverá conhecer tanto o protocolo de análise, como os equipamentos necessários para analisar e diagnosticar o couro cabeludo e cabelo e poder realizar o tratamento necessário. Contudo, sempre que se verifique que as alterações do couro cabeludo não são ligeiras ou do foro das técnicas de cabeleireiro, é fundamental obter aconselhamento médico.

Para realizar esta análise, o cabeleireiro vai ter de visualizar pormenorizadamente o couro cabeludo, utilizar o tacto para conhecer alguma anomalia e poderá ainda recorrer a instrumentos específicos para o diagnóstico.

Este conhecimento dos procedimentos de análise é imprescindível para:

- Comprovar o estado do couro cabeludo e da haste capilar.
- Seleccionar os cosméticos de higiene, produtos de tratamento ou para a realização de trabalhos técnicos.
- Dar rigor ao desempenho profissional e aconselhar o cliente da melhor forma.

No caso de se verificarem alterações dermatológicas, o tratamento pertence ao campo da medicina, e o profissional deve aconselhar vivamente o cliente a recorrer a apoio nesse sentido. Nestes casos, as mais frequentes são a psoriase, eczema, foliculite, tinha e pediculose.

As alterações de tratamento estético são aquelas em que se modifica a estrutura e a fisiologia da pele pilosa, afectando também o aspecto do cabelo. De acordo com a alteração observada a selecção dos tratamentos capilares e mesmo dos simples cosméticos de lavagem a utilizar deverá ser adequada a cada situação. As alterações mais comuns são as descamações, pitiriase e seborreia.


Sem comentários:

Enviar um comentário