sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cuidados do Cabelo

A importância do conhecimento e cuidado com o couro cabeludo


O profissional de cabeleireiro deve conhecer os factores que alteram o cabelo e o couro cabeludo para dessa forma poder diagnosticar e tratar de forma adequada o cabelo e o couro cabeludo.

Existem vários factores, quer internos, quer externos que alteram o couro cabeludo e também o cabelo. Por exemplo, um decréscimo hormonal provoca alterações no couro cabeludo, especialmente o estrogénio, indispensável para a nutrição (dá força e beleza ao cabelo). Por outro lado, a idade traz mudanças nas estruturas químicas que regem o processo de renovação celular de todo o organismo. Com isso, o nascimento de fios novos vai ficando mais lento. As doenças metabólicas, como a Diabetes, as alterações renais, anemias, défice de proteínas, entre outras, também aceleram o envelhecimento dos fios. O organismo fica mais fraco — sente os efeitos colaterais dos medicamentos — e concentra os cuidados nos órgãos vitais, deixando os chamados “anexos”, como cabelos e unhas, sem a nutrição adequada.
Por seu lado, os raios UV removem a humidade natural e destroem a queratina do cabelo (os fios perdem “recheio”, ficando frágeis e quebradiços), oxidam os pigmentos naturais e artificiais (a cor desbota e fica manchada) e degradam as ceramidas (que mantêm as escamas do fio fechadas e uniformes).
Os próprios processos químicos como colorações, permanentes e alisamentos, por exemplo quando realizados em em excesso ou com produtos de baixa  qualidade, e sem os devidos cuidados podem enfraquecer e provocar queda, além de inflamar o couro cabeludo, deixando o cabelo envelhecido.

Cabe ao profissional de cabeleireiro conhecer e analisar o couro cabeludo e o cabelo do cliente e aconselhar os tratamentos capilares adequados a cada situação, realizando todos os cuidados do cabelo de acordo com o melhor resultado para o cliente, sem qualquer dano para o seu cabelo ou couro cabeludo.


Sem comentários:

Enviar um comentário